Há 34 anos no mercado de Food Service, marca aposta em novos equipamentos para melhorar eficiência dos processos e ganhar agilidade nas operações



Com objetivo de ter mais rapidez na entrega de pratos e otimizar processos dentro das cozinhas dos restaurantes, a Água Doce Sabores do Brasil, referência na culinária brasileira, investiu em equipamentos mais tecnológicos para melhorar a eficiência das operações, principalmente na cozinha, que é a 'alma' do negócio. De olho nas inovações do mercado de Food Service, a empresa tem monitorado as novidades do setor e trouxe para as 80 unidades da rede maquinários capazes de reduzir em até 25 minutos a dinâmica de processo de preparo até a entrega dos produtos na mesa do consumidor.

De acordo com o diretor de franquias da marca, Julio Bertolucci, a chamada cozinha 5.0 traz melhorias não só na otimização no tempo de preparo dos alimentos, mas também para o quadro de colaboradores das operações. "O mercado de trabalho está muito polarizado e estamos enfrentando dificuldades na contratação de mão de obra qualificada. A implantação de maquinários mais tecnológicos permite que o desenvolvimento das atividades seja realizado com mais facilidade, pelos colaboradores, por exemplo, permitindo que o período de trabalho seja melhor aproveitado, já que grande parte dos pratos foram pré-preparados, facilitando ao servir o cliente", ressalta. Além disso, a implantação de equipamentos modernos permite que muitas tarefas, antes realizadas de forma braçal, se tornem mais suaves, otimizando a qualidade de vida da equipe em sua jornada dentro das operações.

A rede investiu cerca de R$ 5 milhões para adaptar as cozinhas. Foram incluídos equipamentos, como o ultracongelador, que permite reduzir rapidamente a temperatura dos alimentos, mantendo as propriedades nutricionais e a textura; máquina de bolinho, muito utilizada nas opções do cardápio com foco em petiscos; seladora a vácuo; forno inteligente; e seladora de embalagens, que proporciona mais agilidade na entrega via delivery.

"A evolução do conceito 4.0 para 5.0 possibilita antecipar a preparação dos pratos, diminuindo o tempo no desenvolvimento das atividades dentro da cozinha, além de preservar o sabor, a textura e a aparência dos alimentos, não prejudicando em nada o resultado das receitas. A chegada de novos maquinários nos permitiu ampliar e melhorar os processos das unidades, ganhando eficiência e agilidade, além de manter a excelência já conhecida que oferecemos em nossos pratos", conta a nutricionista da marca, Tamiris Pitana.

Além do investimento em equipamentos para a cozinha, a Água Doce trouxe diferentes novidades para o consumidor, como o cardápio em parceria com o apresentador e chef Edu Guedes, que assinou receitas exclusivas. Além disso, a rede, que completou 34 anos recentemente, investiu em produtos de marca própria, ampliando a experiência do cliente. Foram lançados o gin e diferentes condimentos da Água Doce, para que o público possa preparar receitas em casa com os sabores da marca. Os produtos estão disponíveis em todas as unidades da franquia e em marketplace.

"Estamos sempre atentos à evolução do mercado de alimentação fora do lar. Vimos uma oportunidade de ampliar o acesso do consumidor aos sabores do Brasil. Dessa forma, desde 2023, investimos em produtos próprios, que levam um pouco do nosso DNA para dentro do lar do cliente. Neste sentido, nosso próximo passo é estar presente em supermercados, oferecendo uma experiência diferente de consumo. Todas as novidades nos permitem crescer ainda mais do segmento de Food Service. Para este ano, queremos incrementar a receita em 20% e implantar 10 novos restaurantes", finaliza Bertolucci.

Sobre a Água Doce:
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede possui dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.